sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O SOL DA ESPERANÇA


   Por vezes, a vida nos oferece maus momentos. Sofrimento, lágrimas e infelicidade nos visitam e nos sentimos desesperançados e infelizes.

    Nesses momentos amargos, em que a alma dolorida se volta para Deus e indaga “Por que passo por essas provações?”, é a hora em que devemos lembrar de uma palavra luminosa: a esperança.

    Narra a tradição grega que uma jovem chamada Pandora recebeu uma bela caixa com a recomendação de jamais abri-la.

    Mas Pandora era curiosa e desobediente. Ao abrir a caixa, ela liberou todos os males, misérias e sofrimentos no Mundo.

    Desesperada, Pandora chorou. Mais tarde, viu que, após saírem todas as mazelas, havia ficado, no fundo da caixa, a esperança. Brilhava sozinha a esperança - um fiozinho de luz que pulsava. Mas que poder possuía!

    O mito de Pandora deve ser refletido profundamente, em especial quando estamos atravessando momentos difíceis.

    Observe que, na lenda grega, é um ato da própria Pandora que liberta os males do Mundo. Na nossa vida não é muito diferente: em geral, somos nós mesmos que, de alguma forma, provocamos muitos males que nos atingem.

    Por isso, cada momento difícil é uma oportunidade de meditarmos e analisarmos qual foi a nossa contribuição para aquela situação.

    No entanto, a lenda de Pandora vai além: ela mostra que – apesar da gravidade dos sofrimentos – não estamos completamente sós: há uma luz posta por Deus para nos consolar e devolver o brilho em nossos olhos.

    Essa luz é a esperança.

    Esperança que restaura as forças, reequilibra o coração, acalma as emoções.

    A esperança é a mão generosa que acende a luz quando estamos mergulhados na treva profunda. É medicamento quando nos contorcemos em dores.

    Esperança é canção suave, que nos acalenta quando nos sentimos desamparados. É um olhar de compaixão no instante em que o Mundo nos rejeita.

    A esperança nasce de gestos de generosidade, de atitudes espontâneas, de palavras corretas.

    Mas não se habitue apenas a esperar que a esperança venha gratuitamente se aninhar no seu coração. Abra as portas da alma para ela!

    Para isso, é necessário educar o coração.

    A esperança é como um visitante importante. Devemos nos preparar adequadamente para recebê-la. A primeira atitude é retirar a poeira do pessimismo.

    Depois, varrer as sujeiras acumuladas pela mágoa. Essas sujeirinhas têm vários nomes: rancor, maledicência, desejo de vingança.

    Em seguida, com a casa mental bem limpa, é hora de perfumá-la com bons pensamentos, sorrisos, serenidade e otimismo.

    Então, quando menos se espera, eis que chega a esperança. Viaja em uma carruagem dourada, espalha flores pelo caminho e se instala no Espírito fazendo festa.

    É uma presença tão forte, tão bela, que transforma de imediato o ambiente em que se hospeda: impregna a alma de coragem e de alegria.

    Esperança é um sol que nasce após uma longa noite escura. Chega trazendo calor e a luz dourada de um dia cheio de boas realizações. Ela aponta, firme, para um futuro radioso. Basta recebê-la.

(Equipe de Redação do Momento Espírita.
                                                                                                                                 www.momento.com.br)
                                                                                                                                             Fonte: CVDEE

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CURRÍCULO DE BONDADE




Irmã (o), o que vale no Espiritismo é o que você faça dos conhecimentos que for adquirindo nele.

O resto   –   acredite , não conta muito.

Quando desencarnei, ninguém queria saber qual era o meu nome, endereço, tampouco os títulos que eu possuía   –   aliás, ninguém queria saber nada de mim, nem me perguntava coisa alguma.

A minha consciência é que, insistentemente, me pedia contas.   Aprendi que o inferno como nos ensinaram não existe,  mas nossa consciência dá o tamanho do "inferno" que nos espera.

A bem dizer, a minha condição de espírita nada significava, e nem significa até hoje.

Sem a intenção de ser redundante, o que vale é o valor   –   o seu valor pessoal, sem rótulos, ou faixas, de qualquer espécie.

Deste "Outro Lado", a única coisa capaz de lhe valer é o seu currículo   –   o seu currículo de bondade !   Porque, no fundo, é isto que irá proporcionar a você alguma réstia de luz, para que, mesmo caminhando na escuridão, consiga evitar o abismo...

Não cometa a tolice de imaginar que, na vida de além-túmulo, o espírita possa ser tratado com deferência.    Privilégio, ou o famoso “jeitinho” brasileiro, é algo que por aqui não existe !

Chico Xavier dizia, e com razão, que os espíritas estavam desencarnando mal  –  estavam, e, em geral, ainda estão !

Sinceramente, o único predicado que eu invejo numa pessoa, seja ela qual for, é a bondade ! Depois que a gente larga a carcaça, para quem  é realmente bom, aqui todas as portas se abrem, e todos os caminhos se desimpedem !    Em vez de ele pedir audiência com os anjos, são os anjos que pedem audiência com ele ! . . .   

Por isto, eis o conselho que lhe dou :   teorize menos, e procure servir mais !

O mundo é um caldeirão que ainda vai continuar fervendo durante muito tempo . . .  É possível que você vá desencarnar e tornar a reencarnar, nele encontrando amanhã quase tudo como está agora.  

De uma encarnação a outra, o espírito melhora muito pouco .. . .   A evolução, para quem não se conscientiza, acontece quase que a passo de lesma   –   dessas que deixam o seu rastro gosmento no chão !

Não creia ser diferente.

Não estou querendo desanimar a quem seja, mas, se você se interessa pela Verdade, ei-la aqui de maneira nua e crua.

“Nosso Lar”, a colônia espiritual que muita gente na Terra almeja habitar, tem muito mais católicos, protestantes, umbandistas, e até mais ateus, do que espíritas . . .

Não, não se creia o suprassumo, porque você não o é !

Como é que eu posso dizer isto ?!   Ser espírita é só acréscimo de responsabilidade espiritual    – nada mais do que isto.    O que nós já sabemos é mais que suficiente para que, pelos nossos erros, a nossa consciência nos penitencie por muitas e muitas encarnações.

Conheço muita gente que não quer saber o que a gente sabe só para não ter que responder pelo que respondemos, ou responderemos.   Vivem se fazendo de desentendidas e esquecem que serão responsabilizados pela inércia.   Apressem-se, que a hora está chegando e pode até não dar tempo !      Corrijam seus hábitos, seus pensamentos, nada de intrigas, nada de maledicência, nada de sentimentos maus.      A bondade em toda sua plenitude será o passaporte seguro para a Grande Viagem.

Deixe, pois, de professar o Espiritismo como quem toca um clube de futebol, ou um partido político, querendo dirigir tudo e não saber nem mesmo dar conta da sua vida.

Enquanto é tempo, pára de fazer “guerra santa”   –   contra os outros, e contra os próprios companheiros da Doutrina que você considera equivocados !   Se preocupe mais em se corrigir do que corrigir os outros !   Pare de procurar cisco nos olhos dos seus irmãos,  enquanto tem uma trava nos seus !    Fale menos, reclame menos, esqueça os defeitos dos outros !  Silencie sempre.

Guardião da Doutrina, você ?!    Ora !     Aceite os meus pêsames...

Cuide-se, porque a morte lá vem chegando, e ela é uma locomotiva, que, para atropelá-lo, não pedirá licença ! . . .



ESPIRITO DR. INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 22 de julho de 2013.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para o Curso de Passes




A Fraternidade Espírita Raio de Sol abrirá nova turma de curso de Passes. As aulas acontecerão aos sábados, das 9h30 às 11h30, na sede da entidade (Bairro Aparecidinha).
Ministrado pela Teresinha Barbosa, para participar basta que o interessado esteja no segundo ano do Aprendizes do Evangelho ou que já trabalhe no passe e deseja se aprimorar. Será utilizado o livro "Passes e Radiações", de Edgard Armond.
Duração: 8 aulas
Inscrições diretamente com a Teresinha, pelo email terejbarbosa@gmail.com
Corra, garanta sua vaga o quanto antes, formando a quantidade mínima de alunos, o curso já terá início.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Começos de Tarefa



Diz você que deseja iniciar-se nos serviços do bem.

Não perca tempo na indecisão.

Eis aqui alguns modelos para começar:

Experimente suportar sempre com paciência e carinho algum familiar de trato áspero.

Nos recintos onde surjam atividades de natureza coletiva, ampare espontaneamente a algum enfermo ou a essa ou àquela criança incomodada que requisitem atenção.

Procure, no campo do próprio dever, ofertar ao seu próprio trabalho alguns momentos de cooperação extra, sem a preocupação de obter gratificações ou elogios.

Busque tornar menos pesado o dia de algum companheiro que você saiba em provação.

Se você é o centro, mesmo involuntário, de algum fato desagradável, seja a primeira pessoa a sorrir, desfazendo tensões ou aborrecimentos capazes de aparecer.

Não reclame.

Não grite.

Não condene.

Não tema servir.

Não se queixe.

Aqui ficam algumas indicações para os companheiros que aspirem a matricular-se na Seara do Bem.

Depois de iniciado semelhante trabalho, do ponto de vista externo, então passaremos às tarefas da renovação íntima, que são muito mais complexas e mais difíceis, é claro.

XAVIER, Francisco Cândido.
Pelo Espírito André Luiz.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Deus Sabe


       Há momentos muito difíceis, que parecem insuperáveis, enriquecidos de problemas e dores que se prolongam, intermináveis, ignorados pelos mais próximos afetos, mas que Deus sabe.
 
   Muitas vezes te sentirás à borda de precipícios profundos, em desespero, e por todos abandonado. No entanto, não te encontrarás a sós, porque, no teu suplício, Deus sabe o que te acontece.
 
    Injustiçado, e sob o estigma de calúnias destruidoras, quando, experimentando incomum angústia, estás a ponto de desertar da luta, confia mais um pouco, e espera, porque Deus sabe a razão do que te ocorre.
 
    Vitimado por cruel surpresa do destino, que te impossibilita levar adiante os planos bem formulados, não te rebeles, entregando-te à desesperação, porque Deus sabe que assim é melhor para ti.
 
    Crucificado nas traves ocultas de enfermidade pertinaz, cuja causa ninguém detecta, a fim de minimizar-lhe as conseqüências, ora e aguarda ainda um pouco, porque Deus sabe que ela vem para tua felicidade.
 
    Deus sabe tudo!
 
    Basta que te deixes conduzir por Ele, e sintonizado com a Sua misericórdia e sabedoria, busca realizar o melhor, assinalando o teu caminho com as pegadas de luz, características de quem se entregou a Deus e em Deus progride.
 
 
(Divaldo Pereira Franco por Joanna de Ângelis. In: Filho de Deus)
Fonte: CVDEE